sábado , 19 agosto 2017
Você está aqui: Capa » Receitas de Massas » Massa básica para PIZZA, CALZONE E PÃO SÍRIO
Massa básica para PIZZA, CALZONE E PÃO SÍRIO

Massa básica para PIZZA, CALZONE E PÃO SÍRIO

  1. Peneire na mesa 1 kg de farinha de trigo com uma colher de sobremesa de sal. Abrir uma cova no centro e colocar 30 g de fermento para pão e dissolver com uma colher de açúcar até ficar líquido. Ir colocando aos poucos 3/4 xícara (chá) de óleo e 1/2 litro de água. Munecar bem a massa, fechar como bola, deixando crescer coberta com um pano úmico até dobrar de volume. Dividir a massa em porções de 200g, formando bolas firmes. Colocar em tabuleiro pulverizado com farinha e cobrir com pano úmido. Deixar crescer até dobrar de volume.
  2. MODO DE ABRIR A MASSA: Coloque sobre o mármore uma boa quantidade de farinha de trigo, e sobre esta bola de massa. Abra com uma garrafa ou rolo, vire o disco, e após passar um pincel para retirar o excesso de farinha. Arrume sobre a pá ou forma de pizza. Espalhe o molho e leve para pré-assar. Coloque o recheio e volte ao forno para terminar de assar ou guarde pré-assada.
  3. MASSA PARA PIZZA FRITA E CALZONE: Dissolva em um copo de água 45 g de fermento para pao, 1 colher (sobremesa) de açúcar, 1 colher (sobremesa de sal, 1 copo de cerveja, 150g de gordura hidrogenada, 1 kg de farinha de trigo. Proceda como na receita anterior de número 2. Pode ser frita em panela de pressão, comum ou multi-chef.
  4. PÃO SÍRIO: Preparar a massa básica de pizza, deixar crescer, dividir em porções de 60g, fazer as bolas, deixar crescer e levar para assard. Utilizar para Beiruth’s acompanhamentos ou no seu dia-a-dia. Poderá ser congelado por 1 ano já assados.
  5. CALZONE NO FORMATO PASTEL: Dividir a massa em porções de 400g, deixar crescer como pizza, abrir no formato de disco, colocar o recheio de sua preferência (não muito úmido. Fechar como pastel e formar um cordão de massa na beirada, dando beliscões e torcendo para fechar bem. Levar para assar e se quiser pulverizar molho e queijo ralado por cima e voltar ao forno para dourar o queijo durante uns 15 minutos.
  6. MINI CALZONE: Dividir a massa em porções de 150g, deixar crescer como pizza e preparar o calzone como se fosse pastel.
  7. TORTA: Dividir a massa em orções de 300g, deixar crescer, untar uma forma de abrir ou fundo falso com óleo e farinha, abrir 2 discos, passar o molho, forrar a assadeira, colocar o recheio a gosto, cobrir com o outro disco, fechar com um cordão torcido de massa, furar a tampa e levar para assar. Desenformar em um prato. Utilizar o recheio a gosto. Poderão ser congelados pré-assados por 4 meses. Pode-se furar a massa para que não creça demais.

Monte a Massa básica para PIZZA, CALZONE E PÃO SÍRIO com o recheio que desejar.

Scroll To Top